terça-feira, 19 de outubro de 2010

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABEL, Richard. Os perigos da Pathé ou a americanização dos primórdios do cinema americano. In CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004, p. 215-256.

ANDREW, J. Dudley. As principais teorias do cinema. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.

AUMONT, Jacques et al. A estética do filme. Campinas : Papirus, 2008.

BARBÁCHANO, Carlos. O cinema, arte e indústria. Rio de Janeiro: Salvat Editora do Brasil, 1979.

BERNADET, Jean-Claude. O que é Cinema? São Paulo: Nova Cultural/Brasiliense, 1985.

BEZERRA, Julio. Nós, sujeitos autobiográficos: uma história de narradores, romancistas e cineastas do Eu. In: Contracampo. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Niterói: Instituto de Arte e Comunicação Social, 2007.

BUSCOMBE, Edward. Idéias de Autoria. In: RAMOS, Fernão Pessoa (ed.). Teoria Contemporânea do Cinema: Pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. v. 1, p. 281-294. Título original “Ideas of Autorship” em Screen, 14 (3), 1973.

CARVALHO, Maria do Socorro. Cinema novo brasileiro. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, p. 289-309.

CHARNEY, Leo e SCHWARTZ, Vanessa R. (org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

COSTA, Flávia Cesarino. O primeiro cinema: espetáculo, narração, domesticação. Rio de Janeiro: Azougue, 2005.

_______. Primeiro cinema. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006, p.17-52.

DAYAN, Daniel. O código tutor do cinema clássico. In: RAMOS, Fernão Pessoa (ed.). Teoria Contemporânea do Cinema: Pós-estruturalismo e filosofia analítica. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005. v. 1, p. 321-337. Título original “The tutor-code of classical cinema” em Film Quaterly, 28 (1), 1973.

EINSENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

FABRIS, Mariarosaria. Neo-realismo italiano. In: MASCARELLO. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006. p.191-219.

FISCHER, Ernst. A necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1987.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva, 1973.

_______. Pintura e sociedade. 1ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1990.

FRIDA KAHLO CORPORATION. The artist: history. Disponível em http://www.fkahlo.com/ingles/index_ingles.html. Acesso em 09 de outubro de 2008.

GAUDREAULT, André. Du littéraire au filmique: système du récit. Paris : Méridiens Klincksieck, 1989.

GILLAIN, Anne (1990). O cinema segundo François Truffaut. Rio de Janeiro, Ed. Nova Fronteira, 1990.

GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.

_______. Arte e ilusão : um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GUNNING, Tom. Fotografias animadas: contos do esquecido futuro do cinema. In XAVIER, Ismail. O cinema do século. Rio de Janeiro, Editora Imago, 1996.

HOCKE, Gustav R. Maneirismo: o mundo como labirinto. São Paulo: Editora Perspectiva , 1974.

MACHADO, Arlindo. O sujeito na tela: modos de enunciação no cinema e no ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2007.

_________. Pré-cinemas e pós-cinemas. Campinas: Papirus Editora, 2005.

MANEVY, Alfredo. Nouvelle vague. In: MASCARELLO. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006. p.221-252.

MASCARELLO, Fernando (org.). Cinema hollywoodiano contemporâneo. In: MASCARELLO. História do cinema mundial. Campinas: Papirus Editora, 2006. p.333-360.

MENSATO, Joice. O uso da metalinguagem em La Nuit Americaine, de François Truffaut. In: Língua, Literatura e Ensino. Seminário de Pesquisas da Graduação. Campinas: UNICAMP, 2007. Disponível em http://www.iel.unicamp.br/seer/sepeg/ojs/include/getdoc.php?id=193&article=39&mode=pdf. Acesso em 3 de dezembro de 2008.

METZ, Christian. A significação no cinema. São Paulo: Perspectiva, 1977.

MONTERADO, Lucas de. História da Arte (com um apêndice sobre as artes no Brasil). Rio de Janeiro: Editora LTC, 1978.

RAMOS, Fernão Pessoa (org.). Teoria contemporânea do cinema, volume I. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2005.

SADOUL, Georges. A vida de Carlitos. Rio de Janeiro: Livraria-editora da Casa do estudante do Brasil, 1953.

SERCEAU, Daniel.. Le néo-réalisme italien vu de France. In: CinémAction. Paris: L’harmattan, nº 20, 1982.

SINDICATO DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS CINEMATOGRÁFICAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Pesquisa quantitativa. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Datafolha, 2008, 377p.

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas: Papirus Editora 2003.

________. O espetáculo interrompido: literatura e cinema de desmistificação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

TRUFFAUT, François. Hitchcock Truffaut. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2003.

_________. O cinema do século. Rio de Janeiro, Editora Imago, 1996

_________. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

Nenhum comentário:

Postar um comentário